quarta-feira, 2 de maio de 2007

Apropriação, desvio e despesa na cibercultura.

O movimento cyberpunk:
- O cyberpunk aparece como designação de um movimento LITERÁRIO, de ficção científica, unindo TECNOLOGIA ao "faça você mesmo" (punk) ao caos urbano.
- Relaciona-se ao PRESENTEÍSMO DA CULTURA PÓS-MODERNA.
- Ciber(cibernética) + Punk - Gibson (1984)

Os ativistas da fronteira eletrônica:
- Hackers e Crackers - formação do "UNDERGROUND" Hight-tech (Lemos, 2003)
- Os "verdadeiros" hackers não são marginais ou vândalos, mas ativistas que visam desmascarar a falta de segurança dos sistemas e revelar o papel das novas tecnologias de informação na sociedade globalizada.
- "Guerrilhas" no sistema global

Atitude Cyberpunk:
- Pessimismo (em relação ao futuro e as ideologias)
- Descontentamento para com a tecno-estrutura.

Apropriação, desvio e despesa improdutiva: (OS TRÊS TIPOS DE USO)
-O "hacking" pode ser visto pelas 3 óticas:
*APROPRIAÇÃO - É o modo através do qual os objetos e artefatos técnicos são utilizados pelas pessoas (USO CRIATIVO DO SISTEMA - CRIAR NOVOS USOS)
2 dimensõestécnicasubjetiva
*DESVIO - É o uso fora da média, da normalidade social. É anticonvencional, por vezes, criminoso. (não sempre) (USO ERRADO - conduta não convencional)
*DESPESA IMPRODUTIVA- É o excesso, a despesa, a perda Faz parte do excesso de informação da sociedade globalizada Abrange os prazeres furtivos, o ócio, os jogos e etc. Para Bataille, é preciso resgatar essas atividades (ÓCIO É FUNDAMENTAL)
*Essas 3 óticas são caracterizadas como FORMAS DE USO da tecnologia, a partir da ótica CIBERPUNK.

EXERCÍCIO - Exemplo de cada caso
Apropriação:Usar a área de recados do urkut para fazer desenhos usando letras e números.
Desvio:Entrar em um forum e responder as dúvidas de outro com dicas erradas.
Despesa Improdutiva: Ficar horas no youtube olhando vídeos aleatórios.