1- Procurar um exemplo de cada modelo de rede e Explicar.
Igualitária: Poderemos citar o Orkut como um exemplo se considerarmos como exemplo hipotético o fato de que todas as pessoas se comportem como o tal "Roger Jones", e indiscriminadamente adicionem todas as pessoas possíveis em sua lista, todos os participantes teriam as mesmas chances de formar redes com o m,esmo número de pessoas. Fora esse caso hipotético não vejo essa possibilidade.
Mundo Pequeno: Aqui novamente o orkut é um bom exemplo, nele posso ter um número muito grande de conhecidos que provavelmente terão muitos outros conhecidos acabando por formar uma mega rede de relacionamento. Neste caso, diferente do igualitário, podem existir indivíduos com com alto grau de conectividade, ou seja, que estão conectados com um número muito maior de pessoas que a média, esse indivíduos são responsáveis por uma expansão considerável das redes, atraindo cada ves mais indivíduos. A noção de mundo pequeno está relacionada com o fato de que a multiplicação de conexões que a rede proporciona é capaz de unir pessoas com uma facilidade incomum.
Redes sem escala: As redes em sua maioria não são aleatórias, elas seguem uma lógica, um padrão. Pensando por esta ótica compreende-se porque os sites mais conhecidos tornam-se cada vez mais conhecidos, obvio, por serem mais conhecidos mais pessoas irão vistá-los, logo mais conhecidos ficarão. Quando olhamos as listas de comunidades as quais as pessoas estão associadas no orkut veremos que elas se repetem com muita freqüência e isso não é casual, acontece porque durante as visitas aos "espaços" alheios percebo comunidades que estão na moda e que se tem um grande número de pessoas é porque devem ser legais, nesta lógica também entro e passo a fazer parte de um padrão.
2- Qual modelo, em sua opinião, poderia ser aplicado ao orkut(blogs)? Explique.
O modelo de redes sem escalas parece o que mais exemplifica o orkut. Percebo isso pois no orkut há indivíduos (conectores) que apresentam um nº muito maior de "amigos" que os outros, isso se deve ao fato de que esse sujeitos por serem muito conhecidos "naturalmente" acabam atraindo novos conhecidos e isso se multiplica cada vez mais em virtude do tamanho de sua rede de "amigos". Esse mesmo sujeito acaba expondo suas comunidades a outros sujeitos aumentando também as conexões destas comunidades que acabam se tornando preferenciais por serem muito conhecidas.
3- De que maneira o ciberespaço atua na construção de redes sociais? Explique.
Atua como um facilitador, ou seja, possibilita que as barreiras de tempo e espaço sejam quebradas, que novas conexões se juntem a rede. Essa facilidade faz com que as redes aumentem, além disso o ciberespaço possibilita que indivíduos com "gostos incomuns" que geralmente não teriam força alguma isoladamente possam somar forças criando uma rede social forte.
quarta-feira, 11 de abril de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Henrique, eu já tinha comentado contigo pessoalmente que o Roger Jones é um exemplo de redes sem escala e não de redes igualitárias. Se todo mundo agir como ele,teremos vários conectores, mas não necessariamente várias redes igualitárias, pois não há um limite na quantidade de perfis que as pessoas podem fazer.
A idéia está correta, mas a explicação está um pouco "no ar".
Postar um comentário