Hipertextualidade: Indispensável hoje, ela torna as interfaces mais amigáveis quebrando um pouco a supremacia textual, permitindo substituir textos por ícones, criando associações e conectando informações. O hipertexto torna as coisas mais fáceis, mais instintivas, sua rede de informações permite infinitas possibilidades de acesso, é como uma gigantesca malha de informações onde o usuário pode pular de uma intersecção para outra sem nenhuma caminho ou seqüência definida. Podemos pensar em hipertexto como conjunto de ilhas(informações) e as pontes(links) que as ligam umas as outras. Ex: Os ícones são são bons exemplos de hipertextualidade, são gráficos que associam informações não verbais a informações verbais através de links.
Interatividade: Imaginemos interatividade como uma relação bilateral entre as partes, essas partes podem ser a princípio qualquer coisa capaz de interagir, animal, pessoa, máquina, etc. Os jogos online, por exemplo, são absurdamente interativos, várias pessoas interagindo através do jogo uma com as outras e com a máquina simultaneamente, através da imagem, da escrita e da voz. Ex: Podemos citar como exemplo um fórum virtual, onde através de máquinas(Pc's) ocorre a interação de vários indivíduos, capa um expõe e é exposto a opinião do outro interagindo entre si.
Convergência Intermídias: É quando ocorre uma interação entre várias mídias possibilitando um um ambiente mais dinãmico e interessante. O avanço da tecnologia está permitindo que elas se desenvolvam e se aprimorem rapidamente, hoje com os celulares mais modernos podemos dispor de som, imagem e textos a qualquer momento e a praticamente qualquer lugar. Ex: É bastante comum acessarmos uma página onde encontramos textos, imagens e sons das mais variadas formas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário